sexta-feira, 30 de março de 2012

ATIVIDADE FÍSICA NO MEIO AMBIENTE

Ambiente é o que envolve os seres vivos por todos os lados, contém o ar, a água, a terra, o fogo, a energia, elementos indispensáveis à nossa vida. O ambiente em que vivemos, que influencia grandemente nosso modo de vida, é especialmente importante quando considerado na atividade física. O corpo humano aumenta a atividade de cada um de seus aparelhos (respiratório, circulatório, músculo-esquelético e imunológico).

São vários os fatores ambientais que podem influenciar potencialmente a performance e habilidade durante a prática esportiva, mas é certo que, mesmo ciente dos fatores de adversidade para o desempenho em determinados ambientes, o espírito aventureiro, a afinidade pelo desafio e a fantástica capacidade de adaptação do corpo humano fizeram com que novos ambientes fossem desbravados (Esporte de Aventura).

Hoje as fronteiras são mais distantes e, com apoio da ciência e tecnologia, cada vez mais se faz menos marcantes e hostis, porém, o respeito pela força da natureza que rege o ambiente deve ser superior e determinante.

As atividades físicas no meio ambiente, atividades fora de ambientes fechados e próximas a natureza como caminhadas, pedalar em trilhas, surf, voleibol de praia, escalada, ginástica ao ar livre; aproximam mais o ser humano da natureza evitando que ele a destrua, pois tendo conhecimento sobre os benefícios que os recursos naturais fazem para a sua vida, o homem evitará jogar lixo em qualquer lugar, poluir o ar a água, fazer queimadas, destruir as plantações.

O homem faz parte da natureza é o único animal que sabe utilizar melhor os recursos dela, portanto deve saber também preservar estes recursos, porque eles podem acabar ou a natureza dar o troco por maus tratos.

Quando homem faz pichação, quebra orelhão, destrói as construções, suja os espaços públicos; também está contribuindo para a deteriorização do meio ambiente. Porque um ambiente sujo quebrado com péssima aparência torna-se um lugar horrível para se viver.

Nossas lindas matas, cachoeiras, montanhas, lagoas; nossos lindos rios, mares, riachos; são admirados por todos nós e pelo mundo, proporcionando empregos no turismo e um grande prazer em ver e curtir toda esta beleza. O lazer, necessário para todos nós trabalhadores e estudantes, estão incluídos nestes recursos naturais.

Os esportes chamados de aventura demonstram bem que o homem sempre gostou de desafios. Porém hoje em dia, todos os cuidados com segurança são tomados para a prática destes esportes: montanhismo, rapel, canoagem, arvorismo, escalada em cachoeira, tirolesa, etc.


“ CONNECER PARA PRESERVAR “