PLANEJAMENTO PARA ANO LETIVO
O USO DE MÍDIAS NA PRÁTICA ESCOLAR
Identificação da escola:
CIEP 223 Olympio Marques dos Santos, Est. da Posse s/n Santíssimo, RJ.
1900 alunos distribuídos em turmas do 3º ciclo ao 3º ano do ensino médio, nos três turnos (manhã, tarde e noite).
Tema da proposta:
Atividades corporais e o meio ambiente.
Objetivos a serem atingidos:
- Utilizar os meios tecnológicos que influenciam o cotidiano do alunado.
- Tornar as aulas interessantes na visão do aluno.
- Despertar a crítica e a reflexão dos alunos sobre os valores dos conteúdos das mídias.
- Incentivar o uso dos recursos tecnológicos pelos professores da escola.
Público a ser envolvido:
Cinco turmas de terceiro ano do ensino médio, do turno da manhã.
Abordagem pedagógica:
Promover um processo de troca de conhecimentos com os alunos, que auxilie os mesmos na busca do senso crítico e reflexivo sobre a realidade que os cercam. Os conteúdos devem ter relação com a vida do aluno.
Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
Revistas, Jornais, Publicações, Periódicos, TV, DVD, CD, Internet, Cinema e Vídeos.
Proposta preliminar das etapas / ações a serem realizadas:
As ações serão divididas em quatro etapas durante um ano letivo.
1ª Etapa – de fevereiro a abril
2ª Etapa - de maio a julho
3ª Etapa – de agosto a setembro
4ª Etapa – de outubro a novembro
Na 1ª etapa será feita uma pesquisa utilizando diversas mídias, sobre esportes praticados em meio à natureza. E desenvolvendo aqueles possíveis de praticar na nossa realidade.
No final da 2ª etapa o aluno publicará no nosso blog um trabalho sobre efeitos saudáveis de práticas ao ar livre, tema que será desenvolvido durante toda a etapa, onde serão consultados sites sobre o assunto.
Na 3ª etapa o tema será os esportes radicais praticados na natureza. Serão propostos vídeos, jogos, sites e exibição de DVD. Será programada visita a um parque temático. Os alunos poderão participar de um Chat sobre o assunto.
O tema da 4ª etapa será preservação. Um assunto muito discutido pela sociedade atualmente, abordando as questões da água, desmatamento, queimadas, lixo, saneamento, etc. O conteúdo será vasto, o aluno terá uma visão sobre todos os problemas e soluções que afetam o planeta, sendo que no final desta etapa discorrerá sobre a situação que interfere na localidade onde mora e qual a importância para a sua saúde e condicionamento corporal. Serão propostas consultas a sites, revistas, exibição de DVD, mensagens em e-mail, textos no blog. Havendo disponibilidade, a sala de informática poderá ser usada.
Referências bibliográficas:
Texto de apoio ao programa Salto para o Futuro da TV Escola no módulo TV na Escola e os Desafios de Hoje. no dia 25/06/2002. Disponível em www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/tedh/tedhtxt2b.htm2
Texto: Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Maria Cecília Martins. Programa de formação continuada em mídias da educação.
Publicação: Dez novas competências para uma nova profissão. Philippe Perrenoud. In Pátio. Revista pedagogica (Porto Alegre, Brasil),
n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12.
Tecnologias de comunicação e interação. Jose Manuel Moran. Programa de formação continuada em mídias da educação.
Reportagem e entrevistas: Os novos pensadores da educação. Revista Nova Escola. Edição 154, agosto de 2002.
Darido, S. Cristina. Educação Física na Escola. Ed. Guanabara Koogan. RJ, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário