sábado, 30 de maio de 2009

ASPECTOS DA ED. FÍSICA E MEIO AMBIENTE

A depredação dos prédios escolares também tem sido motivo de grandes preocupações para todos. A recuperação dos espaços, muitas vezes, torna-se mais difícil do que a construção de novo equipamento. Refletir sobre essas questões, bem como desenvolver atitudes de preservação e conservação, configura-se como mais uma possibilidade que pode ser trabalhada nas aulas de Ed. Física.
O cenário desportivo, impulsionado por uma primeira tendência de trazer o desporto do exterior para o interior, para o espaço fechado e coberto, é hoje marcado por uma segunda tendência, nomeadamente a de levar o desporto para o espaço aberto, para o ar livre, para o exterior, para a natureza”.
As opções de atividades que podem ser desenvolvidas na escola pela Educação Física são variadas, mas com a crescente preocupação pela conservação da natureza, quando o homem percebeu que para melhorar a sua vida precisa destruir menos e preservar mais a natureza, essas atividades estão tomando a direção da consciência ambiental. A reflexão dos alunos sobre a sustentabilidade dos recursos naturais é importante para a melhora da sua qualidade de vida. Trabalhos juntos à natureza como: rapel, caminhadas, exercícios e jogos ao ar livre, etc, proporcionam oportunidade de conhecermos mais o meio em que vivemos e sermos mais saudáveis.
O esporte realizado junto à natureza – representa mais uma possibilidade de aproximação entre o indivíduo e o meio ambiente, devido à interação com os elementos naturais e as suas variações, como sol, vento, montanha, rios, vegetação, lua, chuva, tempestade, desencadeando atitudes de admiração, respeito e preservação.
As atividades junto à natureza estão relacionadas ao prazer e a saúde. Caminhadas ecológicas, com a intenção de despertar a atenção dos alunos/as para os problemas da comunidade onde moram. Levar à reflexão sobre os efeitos benéficos da realização de atividades corporais em locais sem poluição. Observar também o trato com esportes e atividades praticadas em ambientes naturais como: canoagem, escaladas, rapel, escadas de corda, caminhadas em trilhas ecológicas.
Esportes de aventura – existe uma crescente busca, o que pode carregar valores que retratam uma nova dimensão do relacionamento homem-natureza. Exs: canoagem, cordas, escaladas, corrida de orientação, etc.
AÇÕES DA ED. FÍSICA- a educação física, particularmente, pode, por meio da experiência na natureza (ou seja, fora das quadras de cimento, dos ginásios poliesportivos, das piscinas, dos campos de futebol, etc.), potencializar suas estratégias de ação para desenvolver, nos alunos, suas habilidades motoras, capacidades físicas e, até mesmo, muitos fundamentos esportivos específicos. As corridas de orientação, por exemplo, assim como a escalada, a caminhada, a canoagem e outras atividades, podem ser utilizadas para satisfazer uma variedade de objetivos educacionais, oportunizando diferentes níveis de desenvolvimento: ⋅Coletivo: habilidades cooperativas e de comunicação; Pessoal: auto-estima; Cognitivo: tomadas de decisão; resolução de problemas; Físico: aptidão e desenvolvimento de habilidades motoras. Podendo, da mesma forma, serem utilizadas como atividades de lazer, com fim nelas mesmas.
Levantar questões a respeito de espaços onde outrora foram desenvolvidas atividades corporais e hoje isto não é possível devido à degradação, depredação e poluição. Sendo assim, diminuindo a possibilidade de ações saudáveis, aumentando o risco de proliferação de doenças e o desequilíbrio da saúde da população.

Um comentário:

  1. Na verdade a educação física é uma atividade importante.
    Seja em escola,campo,lugares que práticam exercício físico ,entre outro...
    A questão sobre o espaço na qual desenvolve a educação física o homem em si que destrói.
    Um aspecto bom é um ambiente cuidado.
    de:Cristiane Kelly
    t:3002

    ResponderExcluir