sábado, 30 de maio de 2009

Conhecer para Preservar

EDUCAÇÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE
CONHECER PARA PRESERVAR
•MEIO AMBIENTE - é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.
• Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, saúde e outros.
• A ECOLOGIA é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemão Ernst haeckel, em 1869, quem primeiro usou este termo para designar a parte da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta.

•ECOSSISTEMA é o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerados como fatores bióticos às diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.
•SUSTENTABILIDADE é se preocupar com as futuras gerações. Por que do jeito que está sendo escasseado os recursos naturais do planeta, através do excesso de consumo, demonstra que o homem acredita ser o centro de tudo, tudo está para servi-lo, não considera as gerações futuras.
• É o desenvolvimento capaz de atender a atual geração sem esquecer das futuras?
• A política de desenvolvimento econômico, principalmente dos maiores países consumidores do mundo, é incompatível com a capacidade ecológica do planeta.
• A solução pode ser viabilizar a economia sem esgotar os recursos naturais. É uma coisa complicada estar na contra mão de muitos interesses financeiros.

MEIO AMBIENTE DA ESCOLA- pichações, depredações nos banheiros e instalações em geral, mesas rabiscadas, lixo nas salas de aula e falta de pessoal para manutenção da limpeza.
Outra questão da nossa realidade escolar é a manutenção da limpeza das salas de aula e da escola em geral. Existe a necessidade de conscientização sobre como é importante para o aprendizado e a saúde um ambiente limpo arejado ventilado, que existem pessoas com problemas respiratórios como alergias a poeira mau cheiro e sujeira em geral.
A Ed. Física pode realizar atividades com equipamentos feitos de materiais reaproveitados ou reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário