terça-feira, 7 de abril de 2009

Aluna: kerollyn Alves dos Santos Viana
Turma: 3001
Esportes praticados junto à natureza
Pára-quedismo
O pára-quedismo é uma atividade esportiva de caráter competitivo que consiste no salto de um avião e a queda livre.

Entretanto, Há diversos tipos de pára-quedas, os componentes essenciais são: velame, cordoame, guarnição (arnês) e bandeja (invólucro). As maneiras de praticar o pára-quedismo também são muitas, veja alguns abaixo:
· Formação em Queda Livre – FQL: é a mais praticada e competitiva do pára-quedismo. Exige técnica apurada dos fundamentos de vôo em queda livre. Neste caso, a prova consiste em formar o maior número de figuras no menor tempo possível.
· Freestyle: o salto é realizado em duplas, que optam por um tipo de queda livre em que o controle dos giros e das posições garanta seqüências similares às da ginástica acrobática ou olímpica, e dos saltos ornamentais.
· Freefly: é a mais nova modalidade composta por três atletas. A queda livre pode ser feita com todas as manobras (sentadas, em pé, de cabeça para baixo – o “head down” etc.).
· Salto Duplo ou Tandem: qualquer pessoa pode desfrutar desta modalidade, justamente por permitir a carona com um experiente pára-quedistas.
Trilha
(Trekking)
Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce. Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.

Equipamentos do Trekking
Por se tratar de uma caminhada, os tênis são de fundamental importância. As botas, por oferecem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos, são as mais recomendadas. Outro objeto indispensável é a bússola. Para garantir o sucesso na prova é recomendável que se leve mais de uma.
Todo praticante vai ter sede e precisa se hidratar durante a prova.
Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva.
Arvorismo
O arvorismo é uma recente prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Pode ser necessárias tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos que podem ser naturais ou não. Não é necessário ser atleta para praticar o arvorismo, mesmo porque o percurso é acompanhado por monitores.
É necessário ter o kit arvorismo que é composto por: cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.
Além disso, a todo um aparato de segurança, chamado de kit arvorismo. Existem três modalidades de arvorismo: O Arvorismo Acrobático – foi criado a partir arvorismo técnico, com o objetivo da diversão, do desafio. Com esse objetivo, é aumentado o grau de dificuldade dos obstáculos durante o percurso. São necessários equilíbrio, coordenação e ousadia. Arvorismo Técnico – é o estilo utilizado normalmente por pesquisadores, com o objetivo de transpor as copas das árvores. Os pesquisadores normalmente têm seus próprios equipamentos. Arvorismo Contemplativo – diferente das outras modalidades, no arvorismo contemplativo não há a necessidade dos equipamentos de segurança. O percurso é preparado com proteções laterais, plataformas mais amplas, e passarelas firmes entre as árvores, diminuindo muito a dificuldade e os desafios. O objetivo único é a contemplação da natureza.
Rapel
Uma técnica de descida que o praticante utiliza para transpor obstáculos como prédios, paredões, cachoeiras, entre outros, com o uso de cordas ou cabos.
Equipamentos do Rapel
Os equipamentos de tem de ter qualidade e apresentarem um bom estado de conservação.
As cordas geralmente fabricadas de Poliamida, uma fibra sintética resistente ao atrito. Elas são classificadas em dinâmicas e estáticas, as dinâmicas são utilizadas para escaladas e as estáticas para rapel, canyoning, (resgate). Os mosquetões são peças feitas de duralumínio, uma liga especial que proporciona grande resistência. A função desse objeto é fazer ancoragens, costuras, prender o escalador a corda, etc. Os freios oito são fabricados com o mesmo material dos mosquetões e são a ligação do atleta com a corda. As cadeirinhas que são feitas de nylon resistente com costuras especiais. O anel é de poliamida e é usado para ancoragens, resgate e como fitas guias.
Minhas opiniões:
Eu praticava vôlei no Miécimo da Silva, sempre gostei de jogar, pretendo voltar esse ano, sempre tive vontade de praticar ginástica artística, mas era para mim já estar praticando desde cedo pois a idade é entre 4 e 15 anos e hoje tenho 16.Gostaria também de praticar ginástica rítmica, que é dos 4 aos 18 anos,portanto,ainda tenho oportunidades.
Gosto sempre de praticar algum esporte, pois é ótimo para uma vida bem saudável, assim afastando problemas de saúde futuramente, do stress, e etc.
Existem vários esportes que são praticados por pessoas de qualquer idade como: os idosos praticam hidroginástica, ginástica ou alongamento que é mais apropriado para eles; na dança as pessoas podem praticar dos 8 aos 45 anos aproximadamente assim também como o vôlei;no futebol as crianças podem começar desde os 6 anos e vai variando conforme o esporte.
Os esportes radicais que tenho vontade de fazer são: asa-delta, arvorismo, escalada, trilha e talvez pára-quedismo.Sempre achei legal esses esportes, pois deve ser maravilhoso avistar a natureza enquanto se pratica um desses esportes fazendo bem para a mente e o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário